As válvulas em sistemas de combate a incêndios desempenham um papel essencial nas operações, sendo cruciais para a segurança e ação rápida.
Pensando nisso, a equipe Mecânica Reunida preparou um guia abrangente, com uma visão geral sobre os tipos de válvulas, bem como funções e as dicas de usabilidade para um investimento de longo prazo. Confira!
Tipos de Válvulas em Sistemas de Combate a Incêndios
Primeiramente, separamos os tipos de válvulas disponíveis no mercado, considerando para que servem e quando são indicadas.
Válvulas de Controle
As válvulas de controle são usadas para monitorar temperatura, fluidos, pressão e temperatura.
Dessa forma, destacamos as Válvulas Globo, usadas para regular o fluxo de água e ajuste de pressão. Usadas em colunas de hidrante flangeadas ou rosca.
Esse equipamento da Mecânica Reunida é fabricado em bronze com as opções:
-
- 45º – Válvula Crane 210 libras e Válvula Crane 300 libras
-
- 90º – Válvula Crane 210 libras, Válvula Crane 250 libras e Válvula Crane 300 libras
Válvulas para Canhões
As válvulas para canhões Mecânica Reunida são fabricadas em ferro fundido ou bronze, permitindo abertura e fechamento do canhão monitor fixo.
Diante disso, temos opções de Válvulas Gaveta e Diafragma. Disponibilizamos aqui os Boletins Técnicos de cada uma. Além disso, se ainda restarem dúvidas, solicite mais informações com a nossa equipe.
Válvulas Ralo
As Válvulas Ralo são usadas na ponta de mangotes de sucção com corpo em bronze.
Dessa forma, esses equipamentos são indicados para uso em mananciais ou reservatórios de água/óleo, evitando o retorno da coluna d’água succionada. Simultaneamente, protege o rotor do motor da bomba retendo a sujeito por meio do crivo.
Válvulas Registro de Fecho Rápido
Válvulas de Registro de Fecho Rápido são usadas em caminhões pipa e viaturas de bombeiros, bem como em linha de descarga de líquidos.
Enfim, o destaque do equipamento é o fecho rápido, com corpo e esfera produzidos em bronze, eixo e porca em latão de alta resistência. Para saber mais, confira o Boletim Técnico.
Outras
-
- Válvulas de Retenção: as válvulas de retenção impedem o fluxo reverso da água, garantindo que a água não retorne aos suprimentos, o que pode causar uma contaminação.
-
- Válvulas de Dreno: válvulas de Dreno permitem a drenagem de água residual do sistema para manutenção ou após a ativação do sistema de sprinklers.
-
- Válvulas de Pressão Redutora: equipamentos que regulam a pressão da água que entra no sistema de sprinklers para garantir uma operação eficiente e evitar danos às tubulações e sprinklers.
-
- Válvulas de Alarme: Estas válvulas ativam alarmes sonoros e visuais quando a água começa a fluir no sistema, indicando a presença de um incêndio.
Funções Principais das Válvulas
Neste guia de válvulas em sistemas de combate a incêndios, as funções de destaque são:
-
- Controle de Fluxo: regulação do fluxo de água para os sprinklers e outros dispositivos de combate a incêndio.
-
- Isolamento: permitir o isolamento de seções do sistema para manutenção ou em caso de falha.
-
- Segurança: prevenir o fluxo reverso e garantir a integridade do sistema.
-
- Alarme e Notificação: ativar alarmes para alertar sobre a presença de fogo e o funcionamento do sistema.
Dicas de Manutenção
Por fim, temos as dicas de manutenção das válvulas em sistemas de combate a incêndios. Essas indicações permitem a usabilidade correta dos equipamentos, bem como evita a degradação dos componentes – elevando a vida útil e o seu investimento.
1 – Válvulas em Sistemas de Combate a Incêndios: Inspeções Regulares
Realizar inspeções mensais é indispensável para verificar se há sinais de corrosão, desgaste ou vazamentos. Portanto, assegure-se de que as válvulas estão devidamente etiquetadas e acessíveis.
2 – Testes Funcionais
Uma dica de manutenção envolve o teste das válvulas conforme as recomendações do fabricante ou necessidades – a partir das operações que são realizadas.
Assim, execute testes de fluxo para assegurar a eficiência do sistema.
3 – Válvulas em Sistemas de Combate a Incêndios: Lubrificação e Limpeza
Na questão da manutenção, a equipe Mecânica Reunida destaca a importância da lubrificação das partes móveis das válvulas conforme as recomendações do fabricante.
Então, limpe as válvulas regularmente para evitar acúmulo de sujeira e detritos que possam comprometer seu funcionamento.
4 – Substituição de Componentes
O guia de todo equipamento engloba a substituição de componentes sempre que necessário. No caso das válvulas, substitua gaxetas, vedações e outras partes desgastadas ou danificadas. Portanto, utilize peças de reposição originais para manter a integridade do sistema.
Dica de ouro
Mantenha registros detalhados de todas as atividades de manutenção, inspeções e testes. Documente qualquer anomalia observada e as ações corretivas tomadas.
5 – Válvulas em Sistemas de Combate a Incêndios: Capacitação de Pessoal
Por fim, treine o pessoal responsável pela manutenção e operação do sistema de combate a incêndios para garantir que estejam familiarizados com os procedimentos e a localização das válvulas.
A capacitação evita que as peças sejam usadas de forma incorreta ou mesmo que a manutenção não seja realizada devidamente.
Assim, manter as válvulas em bom estado de funcionamento é essencial para garantir a eficácia dos sistemas de combate a incêndios.
Para saber mais, conferir outros produtos ou solicitar orçamentos, converse com a equipe Mecânica Reunida agora mesmo e aproveite para acompanhar o Blog com tendências e novidades.