Nesse artigo, separamos uma apresentação clara e direta sobre o que é um medidor de vazão Tubo Pitot e como ele funciona.
Sendo uma das dúvidas comuns que aparecem entre nossos clientes.
Principalmente entre aqueles que trabalham com segurança contra incêndios, essa parece ser uma questão simples. Mas, para garantir a realização de testes e uso adequado dos equipamentos, precisamos esclarecer alguns tópicos.
Então, vamos começar!
O que é um medidor de vazão Tubo Pitot
O Tubo Pitot foi inventado por um engenheiro francês em 1732 e, até os dias de hoje, é um dos métodos mais usados para calcular a velocidade de vazão de fluídos.
Na época, o físico e engenheiro, especializado em drenagens, atuava na construção de aquedutos em canais abertos.
Assim, foi possível desenvolver um sistema com menor interferência no fluxo, ou seja, gera uma perda pequena de carga.
Como resultado, é indicado para diversas situações, como na hidrologia e na aviação, para fluidos de estado gasoso ou líquido.
Em um conceito mais direto, esse tubo mede a pressão de estagnação. Para isso, utiliza-se da soma das pressões dinâmicas e estáticas. Essa equação é chamada de Bernoulli.
Nos aviões, esse Pitot é composto de altímetro, indicador de velocidade no ar e indicador de velocidade vertical. Sendo esses os instrumentos estativos conectados pelos tubos para descobrir a pressão do ar e estática. Tudo isso apresentado em nós ou Mach.
Decorrente da altura, quando usado na aviação, os tubos possuem elementos de aquecimento. Esses são responsáveis por evitar uma obstrução, causada pelo congelamento a partir da altitude.
Como ele funciona
Para funcionar, o medidor de vazão Tubo Pitot necessita de duas pressões. Sendo a primeira a P. Total e a segunda a P. Estática. Aqui você também encontra um medidor para essas pressões.
A pressão total é medida utilizando a extremidade do Pitot, enquanto a estática é encontrada na posição distinta da total.
Justamente por isso, existem algumas características gerais desse tubo: haste, vedação e pressão de trabalho.
Dessa forma, o funcionamento se dá pela pressão dinâmica que acontece quando o ar da pressão externa consegue entrar no tubo. Logo, faz o fluido interno atingir uma determinada velocidade.
Para facilitar essa compreensão, vamos dar como exemplo de como esse tubo é usado na aviação.
Então, o Pitot é instalado de forma paralela ao vento relativo, possuindo uma abertura pequena com face para o fluxo de ar. Dessa maneira, esse orifício é capaz de enviar dados para o velocímetro do avião.
Assim, a caixa que recebe a pressão não sofre nenhuma interferência, mesmo que a velocidade oscile. Cabe destacar que quando a aeronave está desligada, a pressão se refere a atmosférica estática.
Neste cenário, a capsula fica em posição neutra e velocidade igual a zero.
Já quando o avião começa a se mover, o vento causa uma elevação na pressão do ar que chega até aquela abertura do tubo, sendo essa a pressão de impacto. Neste caso, a cápsula se expande.
Quando essa expansão acontece, as informações são transmitidas, chegando aos ponteiros do velocímetro. Com isso, indica qual a velocidade da aeronave.
Importante
Compreendendo o funcionamento de um medidor de vazão Tubo Pitot, destaca-se a equação matemática para calcular a pressão ou outros dados, sendo ela:
Pt = Ps + (pV²/2)
Já para calcular a velocidade, a equação usada é:
V= √2(pt – ps)/p
Aqui temos que Pt é a pressão total ou de estagnação, Ps é a pressão estativa, V é a velocidade aerodinâmica e p é a densidade do ar.
Para saber mais ou tirar mais dúvidas, consulte um de nossos especialistas na Mecânica Reunida.
Para que serve o medidor de vazão Tubo Pitot?
Por fim, o Tubo Pitot tem como principal funcionalidade industrial e geral garantir a segurança contra incêndios. Isso porque, é amplamente usado para realizar testes de vazão de fluidos e pressão dos hidrantes.
Através desses testes, a equipe responsável consegue emitir laudos de vazão, frequentemente exigido pelo Corpo de Bombeiros. Logo, é uma garantia para ter ou renovar o Auto de Vistoria.
Vale dizer que esse mesmo laudo é solicitado pelas seguradoras para liberar valores de apólice.
Em simultâneo, com os testes com o tubo, a empresa realiza uma avaliação e controle interno, evitando qualquer tipo de problema a longo prazo. Como uma avalia que possa comprometer todo o sistema.
Enfim, caso tenha interesse em outros produtos, conheça a empresa com mais de 40 anos de experiência no mercado, fabricando e comercializando os melhores equipamentos para combater e prevenir incêndios. A Mecânica Reunida está na Vila Cruzeiro e disponível online para você.