O medidor de pressão estática e dinâmica é um tema pesquisado há muitas décadas. Com o primeiro sistema montado por Galíleo no final do século XVI.
Desde então, novos mecanismos surgiram, tornando o processo mais rápido, eficiente e seguro. Além de atuar de maneira preventiva nos negócios, a fim de prever e evitar que acidentes ocorram ou mesmo para ter um “limite” referente a segurança.
A partir disso, para aumentar a sua renda através de uma linha de produtos de altíssima qualidade, é válido conhecer melhor esses equipamentos. Pensando nisso, a Mecânica Reunida separou algumas respostas, confira!
Medidor de pressão: uma história de impacto
Rapidamente, vamos falar um pouco sobre como tudo isso começou.
Então, podemos destacar o sistema de bomba d’água de Galíleo, na época usada para irrigação em 1592. Tudo começou com um tubo de ensaio e uma bacia com água. Esta serviu para o desenvolvimento do primeiro termômetro.
Já em 1643, foi a vez do físico Torricelli desenvolver o barômetro. A partir dessa invenção, foi possível mensurar a pressão atmosférica. Logo, novos estudos sobre a pressão do ar na superfície da Terra se tornou uma realidade.
Mais tarde, em 1648, Blaise Pascal pegou a ideia do barômetro para apresentar uma nova perspectiva, de que as montanhas (no seu pico) tinham uma pressão de ar menor. Ou seja, conforme “subiu”, a pressão era reduzida.
Essa história segue com a bomba de ar eficiente de Huericke (1650), pressão de gás confinado por Gay-Lussac (1850) e Bourdon com o Tubo usado mensurar a pressão relativa (1849).
Agora, tudo o que temos hoje é resultado desses primeiros experimentos e resultados, que garantiram a construção de um sistema primário funcional. Claro que novas tecnologias surgiram, permitindo uma série de adaptações e evoluções.
O que é um medidor de pressão estática e dinâmica?
Primeiramente, vamos conceituar rapidamente o que é a pressão estática e dinâmica.
Assim, a pressão estática é aquela exercida por um fluido que está em repouso. Se em movimento, deve estar de forma ortogonal a superfície. Por isso, o medidor avalia a partir do escoamento.
Frequentemente, essa pressão está associada ao peso daquele fluido em relação a superfície. Podendo receber nomes específicos, como no caso da água, chamada de pressão hidrostática.
Já a pressão dinâmica é mensurada a partir da velocidade de escoamento de um fluido. Cabe destacar que isso significa que essa pressão está sendo exercida sobre um objeto ou superfície. Por isso, a mensuração acontece a partir do movimento do fluido.
Em resumo, o objetivo desse medidor é ler e oferecer a numeração da pressão desses fluidos de forma rápida e segura.
Como funciona
Na prática, o medidor de pressão é baseado na deformação ou mudança de um elemento sensível a partir da pressão.
Para isso, o aparelho tem uma escala circular com um ponteiro indicador que vai rodar, tudo ligado a um sistema de engrenagens e alavancas. Esse sistema está ligado a um tubo com duas extremidades, uma aberta e outra fechada. Com isso, acontece a comunicação da pressão daquele fluido.
Dessa forma, o profissional consegue realizar uma medicação imediata, sabendo qual a pressão dentro daquele sistema. Seja para elaboração de um laudo, análise ou regimento interno.
Medidor de pressão estática e dinâmica da Mecânica Reunida
Pensando em uma linha de produtos pensados para a qualidade e eficiência, o medidor de pressão é produzido em latão de alta resistência com acabamento cromado.
O medidor é composto por manômetro confeccionado em inox, em banho de glicerina, com duas opções de escalas. Além de dimensionamento para engate rápido e estojo de madeira de lei finamente revestido.
Conforme nosso boletim técnico, as características gerais para mensurar a pressão estática e dinâmica são:
Pressão Estática: acoplar medidor na rede desejada > abrir a válvula da rede com o medidor já acoplado > retirar o ar da rede usando a válvula de alívio e drenagem > fechar essa rede > ler a pressão estática apresentada no manômetro > fechar a válvula da rede > despressurizar o sistema.
Pressão Dinâmica: desacoplar o tampão > abrir a válvula da rede > retirar o ar da rede usando a válvula de alívio > ler a pressão dinâmica no manômetro.
Por fim, para saber mais ou tirar dúvidas sobre o Medidor de Pressão, consulte um dos especialistas da Mecânica Reunida e aumente a sua renda com uma linha de produtos certificada e presente no mercado há mais de 40 anos.