Os esguichos reguláveis fazem parte da lista de materiais ou equipamentos essenciais que sempre surgem na lista de compra das empresas.
Mas será que você realmente sabe porque deveria investir nesse item ou mesmo quais são as vantagens e funcionamento desse material?
Caso sua resposta seja não ou tenha ficado na dúvida, não deixe de conferir esse post na íntegra.
Assim, você vai garantir a estabilidade e crescimento do seu negócio, mais sucesso de vendas, visibilidade e impacto no mercado.
Boa leitura!
Esguichos reguláveis – O que são e como funcionam?
Os esguichos reguláveis são equipamentos essenciais para a brigada contra incêndio e permitem a mudança no controle de vazão da água.
Assim, é um componente hidráulico que traz mais rapidez e eficiência para os momentos de uso e facilitam a atuação dos bombeiros ou da sua brigada.
Em termos simples, os esguichos se conectam na mangueira e são responsáveis por controlar a quantidade ou fluxo da água.
Mais importante que isso, são equipamentos resistentes a choques mecânicos e podem ser encontrados em diversos modelos.
Na Mecânica Reunida, você encontra itens fabricados de bronze ou latão e dividido em dois grupos: os jatos reguláveis com ou sem a válvula de bloqueio e o jato sólido.
Para facilitar a compreensão sobre as opções e vale a pena conhecer algumas delas.
Os jatos sólidos, por exemplo, são os esguichos reguláveis mais fechados, com uma abertura de leque reduzida e altamente compacto.
Na prática, isso significa que a água será direcionada para um local especifico, com menor abrangência.
Já o jato neblina consegue chegar até uma área maior de incêndio, tendo um amplo ângulo de abertura.
Geralmente, é indicado quando é preciso resfriar uma grande área.
Os esguichos reguláveis são extremamente importantes porque evitam o risco de inundação de uma área.
Por exemplo, o fato tipo Agulheta é altamente recomendado para focos de incêndio fechado, em locais bastante fechados ou limitados.
Entretanto, é preciso ter um regulável para adaptar a vazão de água a partir da necessidade, considerando a mudança do foco do incêndio.
Importante
É válido destaque que os incêndios não cheguem uma norma específica ou uma regra.
Logo, mesmo aquele que parece estar mais controlado e fechado, pode acabar comprometendo novas áreas, o que exige um resfriamento mais amplo.
Qual a importância desses esguichos?
A principal vantagem dos esguichos reguláveis é a capacidade do profissional em adaptar a vazão de água.
Como os incêndios podem começar a atingir novas áreas ou mesmo se intensificar, ter um esguicho que permita essa adaptação é essencial para reduzir e controlar o fogo.
Logo, as chances de acabar com o problema são maiores, evitando mais acidentes ou comprometimento de áreas maiores.
Dessa forma, além de uma boa mangueira, os demais equipamentos são tão importantes quanto para que você crie soluções em combate contra incêndios.
Vale destacar que as mangueiras da Mecânica Reunida são fabricadas em borracha ou poliéster e podem ser usadas em diversas linhas de incêndio.
Como os tipos I, II, III e IV, com água, ar e vapor.
Daí, você pode se questionar sobre quais seriam os kits de compra para utilizar os esguichos reguláveis, ao que podemos citar:
- Mangueiras;
- Esguichos reguláveis;
- Carreteis, entre outros.
Lembrando que, para um resultado efetivo no combate contra a incêndios, a sua empresa também deve ter as chaves Storz e extintores.
Este último em pontos estratégicos, de fácil acesso e sempre certificados.
Dessa forma, o esguicho é encaixado na ponta da mangueira, que fica devidamente enrolada no carretel e fácil de ser utilizada sem maiores problemas.
Em seguida, a brigada consegue fazer o encaixe, regular e direcionar a água para o local necessário.
Métodos de extinção de fogo
Por fim, é válido destacar como funciona a extinção de um incêndio e, assim, qual será o trabalho realizado com os esguichos reguláveis.
Dessa forma, existem três métodos: resfriamento, abafamento e retirada do material combustível.
Retirada do material combustível:
A retirada do material combustível é o método que consiste em limpar a água para evitar que o fogo continue se alimentando.
Por exemplo, quando é fechada a válvula ou vazamentos de gás, tirando outros materiais que podem ser consumidos pelo fogo e estão próximos das chamas, etc.
Isso é bastante comum em áreas abertas, como uma mata.
Quando um foco de fogo se inicia, os bombeiros limpam áreas que ainda não foram afetadas, deixando apenas a terra.
Depois, inicia-se o processo de controle para extinguir o fogo.
Resfriamento:
Resfriamento é o método onde os esguichos são usados com água, para reduzir a temperatura daquilo que está queimando.
Como resultado, menos gases e vapores que podem ser inflamáveis são liberados.
De acordo com o incêndio, pode ser necessário usar um tipo de jato de água.
Abafamento:
O abafamento tem como objetivo evitar que o incêndio continue se alimentando de oxigênio e, com isso, permitir a redução e extinção do fogo.
Geralmente, é utilizado jatos de espuma, que cobrem o foco e evitam que o material combustível continue em contato com o ar.
Em termos simples, cada um dos métodos atua em um dos elementos da tríade do foco.
Com mais de 40 anos de experiência, a Mecânica Reunida quer garantir que você saiba e tenha esguichos reguláveis de qualidade para o seu negócio. Por isso, não deixe de conferir a nossa página de produtos e demais posts aqui da página.
Quer saber mais sobre a Mecânica Reunida?
Então, não deixe de entrar em contato com um de nossos representantes através do telefone (11) 5646-6060 ou nos envie um e-mail no endereço [email protected].
Além disso, você pode ir até a nossa central localizada em São Paulo – SP no endereço: Rua Min. Nelson Sampaio, 175 – Vila Cruzeiro, CEP: 04727-120.