Dessa forma, nosso objetivo aqui é fornecer um guia simples e prático para você garantir a longevidade dessas ferramentas, bem como realizar um investimento inteligente – pensado para o futuro.
Boa leitura!
Primeiramente, começamos destacando quais são as dicas de manutenção para válvulas, sendo uma das dúvidas levantadas por muitos clientes aqui no site.
A primeira regra para qualquer equipamento é realizar as inspeções regulares nas válvulas.
Em suma, esse cuidado visa detectar sinais de desgaste ou degradação, como corrosão e vazamentos. Além disso, as inspeções permitem observar o funcionamento, para saber se as válvulas estão abrindo corretamente, sem resistência.
Diversos equipamentos exigem a lubrificação, sempre seguindo as recomendações do fabricante.
Aqui, é importante aplicar nos componentes móveis das válvulas, para o movimento ser suave, evitando o desgaste precoce. Geralmente, o indicado é ter um cronograma especificado, evitando esquecimentos, por exemplo.
Entre as dicas especiais de manutenção de válvulas está a substituição dos componentes desgastados, evitando que toda a peça seja comprometida.
Dessa forma, é importante substituir vedações e gaxetas, juntas ou outras peças que estejam danificadas. Para isso, utilize peças originais, recomendada pelo fabricante, garantindo a integridade do equipamento.
Por fim, temos a manutenção preventiva.
Em outras palavras, você deve estabelecer um cronograma de manutenção que inclua testes de pressão, testes de funcionamento, limpeza e a verificação das condições de operação – pressão e temperatura.
Dessa forma, dá para identificar e corrigir falhas significativas, evitando que o problema se torne “maior”.
Agora, vamos às dicas de como garantir o funcionamento adequado das válvulas. Para isso, separamos práticas e procedimentos que envolvem manutenção regular, inspeções e boas práticas operacionais.
Confira:
De maneira simples, a manutenção preventiva é composta de duas práticas:
Uma dica Mecânica Reunida é conferir as especificações técnicas através do Boletim do equipamento. Aqui na página, basta selecionar o tipo de válvula e clicar em “Boletim Técnico” para saber mais.
No quesito manutenção de válvulas, a inspeções regulares tem dois parâmetros como foco, veja:
A lubrificação Adequada envolve aplicar lubrificantes apropriados conforme as especificações do fabricante para garantir o movimento suave das partes móveis.
Por isso, confira a página oficial do tipo de equipamento que você possui, veja o Boletim Técnico e, se ainda restarem dúvidas, converse com um dos nossos consultores Mecânica Reunida.
Realizar a substituição de componentes evita o desgaste da peça como um todo, elevando a vida útil do equipamento e garantindo o funcionamento correto. Essa ação pode ser de:
Na dúvida de como garantir o funcionamento adequado desses equipamentos, a equipe Mecânica Reunida ressalta as condições operacionais. Aqui, é importante falarmos da pressão, temperatura e fluido.
Seja você o profissional atuante com as válvulas ou responsável por uma equipe, é indispensável focar no treinamento pessoal. Tanto para uso correto, quanto para evitar que algum componente seja comprometido por mau uso.
Logo, destacamos:
Na busca de como garantir o funcionamento adequado das válvulas, temos a documentação desses equipamentos em duas vertentes:
Por fim, a manutenção de válvulas engloba os sistemas de monitoramento, usando sensores e/ou sistemas capazes de verificar o desempenho, detectando problemas antecipadamente.
Simultaneamente, existem tecnologias que otimizam essa ação, como a automação de válvulas, melhorando a precisão e confiabilidade nas operações.
Para saber mais, conferir especificações sobre válvulas e conhecer outros equipamentos de combate a incêndio, confira a página da Mecânica Reunida e tire suas dúvidas com o Blog.
Chame no WhatsApp