Descrição do equipamento Carreta de Espuma e suas aplicações.
A carreta de espuma é um equipamento portátil de fácil manuseio, integrante do sistema de espuma de combate a incêndio. É provida de um tanque de capacidade para 130 litros de LGE, compartimento para alojamento de mangueira, um proporcionador de linha e um esguicho lançador de espuma.
Aplicação
- Áreas industriais em geral
- Em incêndios classe B (líquido inflamáveis)
- Armazéns
- Aeroporto
- Navios
- Tanques de armazenamento de inflamáveis
- Indústrias químicas e petroquímicas
LGE utilizado na Carreta de Espuma (Líquido Gerador de Espuma SINTEX AFFF 3%)
Descrição
A Sintex AFFF 3% é um líquido Gerador de Espuma (LGE), composto de tensoativos fluorados, hidrocarbonos, e solventes. Possui certificado de marca de conformidade ABNT em atendimento a norma ABNT NBR 15511 para o tipo 1, Classe HC – extinção de incêndios em hidrocarbonetos.
Esta norma substituiu a norma Petrobrás N-2142 que foi definitivamente cancelada pela CONTEC (Comissão de Normalização Técnica). Os mecanismos de extinção de incêndios empregados pelo LGE Sintex AFFF são:
- Primeiro: um filme aquoso é formado para prevenir a liberação de vapores dos derivados de petróleo.
- Segundo: um colchão de espuma exclui efetivamente o oxigênio da superfície do combustível.
- Terceiro: o líquido drenado da espuma atua resfriando as superfícies metálicas.
Aplicação
AFFF 3%
O Sintex AFFF 3% é uma espuma formadora de filme aquoso completamente sintética, desenvolvida para prevenir e extinguir incêndios de casse B envolvendo derivados de petróleo (gasolina, querosene, óleo diesel, toluol, xilol, etc.). Suas excelentes características de umectação também o fazem útil no combate a incêndios de classe A (madeira, papel, algodão, tecidos, plásticos, etc.).
Além disso, os líquidos geradores de espuma Sintex AFFF 3% são totalmente compatíveis com o pó químico seco, podendo ser utilizados em conjunto, aumentando assim a capacidade extintora.
O LGE Sintex 3% deve ser misturado com água doce ou do mar na proporção de 3% de LGE para 97% de água, para combate a incêndio em hidrocarbonetos classe HC. Em função da baixa energia requerida para a formação de espuma, o LGR Sintex AFFF 3% pode ser usado em equipamentos com ou sem aspiração de ar.
A versatilidade do LGE Sintex AFFF 3% é excelente, podendo ser utilizado na maioria dos sistemas de proporcionamento, como Proporcionadores de Linhas, Sistemas de Pressão Balanceada, Taques Diafragma, Proporcionadores do tipo “Around-the-Pump” e esguichos com edutores.
Mistura
O LGE deve ser misturado com água doce ou do mar na proporção de 3% de LGE para 97% de água, em incêndios envolvendo derivados de petróleo.
Proporcionamento para Hidrocarbonetos
Características e aplicações de um Proporcionador de espuma
Sistemas proporcionadores
Os proporcionadores são equipamentos ou sistemas que foram criados para fazer a dosagem correta de LGE no jato de água. Existe uma grande variedade de proporcionadores disponíveis, desde modelos econômicos, como os proporcionadores tipo PL, até modelos mais sofisticados como os de pressão balanceada. Abaixo temos uma descrição sucinta da mecânica e das capacidades dos diferentes sistemas proporcionadores:
Proporcionadores de linha (tipo PL)
Os proporcionadores PL são equipamentos proporcionadores mais comuns disponíveis no mercado. Podem ser usados diretamente na mangueira ou em sistemas fixos. Eles trabalham com o princípio de Venturi. A água é introduzida, sob pressão, na entrada do proporcionador.
O proporcionador reduz o orifício pelo qual a água passa, fazendo com que a velocidade da água seja maior. Isso gera uma queda de pressão pelo qual a sucção na área de coleta de LGE é succionado, uma válvula ou um orifício fixo faz a dosagem correta a ser proporcionada ao jato de água. Na maioria dos casos, a válvula ou orifício fixo pode ser regulado para dosagens de 1%, 3% ou 6%.
Os proporcionadores tipo PL são equipamentos extremamente confiáveis e de peças simples, mas com algumas limitações:
1- Proporcionadores tipo PL operam com vazão fixa.
Todos os proporcionadores tipo PL tem apenas uma vazão especifica. O proporcionador tipo PL deve ser acoplado a um esguicho que trabalhe exatamente com a mesma vazão. Um dos problemas mais comuns está na escolha errada do esguicho a ser montado junto com o proporcionador tipo PL. Isso acarreta numa solução de espuma mais fraca ou no colapso da sucção de LGE.
2- Proporcionadores tipo PL requerem uma pressão de entrada adequada.
Os proporcionadores tipo PL determinam sua queda a um alto custo energético. A perda entre a pressão de entrada e a pressão de saída de um proporcionador tipo PL deve ser de 35% ou mais. Para proporcionar uma pressão adequada ao esguicho, é necessária uma pressão de entrada relativamente alta.
Os proporcionadores de linha tipo PL da Kiddle Brasil operam com melhor desempenho dentro de uma faixa de pressão entre 125 e 200 psi (8,8 Kgf/cm2 a 14,0 Kgf/cm2), podendo operar com pressões mais baixas (à partir de 75 psi – 5,3 Kgf/cm2), entretanto a vazão do sistema cai e fica praticamente impossível determinar qual vazão estará sendo fornecida para o combate ao fogo.
3- Proporcionadores tipo PL “não gostam” de contra pressão.
Contra pressão em excesso no proporcionador pode interromper a sucção de LGE. Por isso, é importante seguir os seguintes passos:
- A escolha do esguicho e do proporcionador deve ser correta;
- O esguicho deve estar sempre totalmente aberto ou totalmente fechado, não pode estar em posição intermediária;
- A mangueira não pode enroscar;
- O esguicho não pode estar acima do nível do proporcionador;
4- Proporcionadores tipo PL devem ser mantidos limpos.
Os proporcionadores tipo PL devem ser limpos depois de cada uso. Caso contrário, pode ocorrer obstrução na área de sucção de LGE. Caso isso ocorra, o proporcionador tipo PL não funcionará apropriadamente.
Detalhe de um proporcionador tipo PL