Os líquidos geradores de espuma são soluções especializadas utilizadas em combate a incêndios para criar uma camada de espuma sobre a superfície de uma fonte de fogo.
Essas soluções são projetadas para suprimir as chamas, impedir a re-ignição e conter a propagação do fogo.
Confira os tipos de LGE abaixo.
A – LGE Proteínico
O LGE proteínico comum é utilizado somente em combustíveis de hidrocarboneto.
Produz uma cobertura de espuma estável e homogênea que tem uma grande resistência ao calor e características de drenagem. Tem baixo poder de extinção, mas oferece boa resistência à reignição. Pode ser usado com água doce ou salgada. Deve ser aspirado adequadamente e não deve ser utilizado em esguichos que não contenham estrutura para aspiração.
Esse foi o primeiro tipo de espuma mecânica a entrar no mercado e tem sido utilizada desde a Segunda Guerra. É produzida através da hidrólise de queratina granulada como tutano de boi, pena de aves, etc. Em seguida, estabilizadores e inibidores são incluídos para prevenir corrosão, resistir à decomposição de bactérias e controlar a viscosidade.
B – LGE Fluorproteínico
Possui surfactantes fluorquímicos com grande ganho de performance para a rápida extinção e compatibilidade com pó químico seco. Utilizado em combustíveis de hidrocarboneto e aditivos selecionados de combustíveis oxigenados. Temexcelente resistência ao calor e resistência à reignição. Pode ser usado comágua doce ou salgada.
Deve ser aspirado adequadamente e não deve ser utilizado com esguichos que não contenham estrutura para aspiração. É produzido através da mistura de surfactantes fluorquímicos com concentrado proteínico, resultando em uma melhor fluidez e enriquecendo as propriedades do concentrado proteínico comum, tendo como resultado uma excelente tolerância aos combustíveis e maior poder de extinção.
C – LGE Fluorproteínico com Formação de Filme (FFFP)
É produzido através da mistura de surfactantes fluorquímicos com concentrado proteínico. Foi criado com o intuito de combinar a tolerância ao combustível do concentrado fluorproteínico com um grande poder de extinção. Essa espuma libera uma película aquosa sobre a superfície do combustível de hidrocarboneto.
D – Espuma Sintética de Detergente (Média e Alta Expansão)
Eficiente no combate a incêndios de classe A, muito usada em espaços confinados e como agente umidificante. Pode ser usada em menor escala para combate a incêndio classe B. É uma mistura de agentes espumantes sintéticos e estabilizadores. A espuma de média expansão é utilizada para impedir a liberação de gases perigosos.
Alguns tipos especiais de espuma devem ser usadas dependendo do tipo de combustível. A espuma de alta expansão pode ser usada em instalações fixas como armazéns, para proporcionar uma inundação completa de locais que tenham estoque de papel, plástico, borracha ou madeira. Cuidado com a eletricidade na área. O combate ao incêndio, nestes casos, é bem diferente do combate usando espuma de baixa expansão.
E – LGE Formador de Filme Aquoso AFFF
Foi criado com o intuito de criar a maior e mais rápida extinção possível em incêndios causados por hidrocarbonetos. Sua fluidez permite excelente fluxo através de obstáculos. Diferentes porcentagens devem ser selecionadas de acordo com a necessidade. Pode ser pré – misturado, é compatível com pó químico seco, pode ser usado com água doce ou salgada e pode ser usado através de dispositivos não aspirados.
Trata-se de uma combinação de surfactantes fluorquímicos com agentes de espuma sintética. Extingue o fogo através da formação de uma película aquosa. Essa película é uma cobertura fina de solução de espuma que se espalha facilmente através das superfícies de um combustível de hidrocarboneto causando rápida extinção. É produzido pela ação de um surfactante fluorquímico reduzindo a tensão superficial da solução de espuma a ponto da solução ser mantida na superfície do hidrocarboneto.
Para maiores informações consultar o boletim técnico específico do nosso LGE SINTEX AFFF 3% ou LGE SINTEX AFFF 6% ou LGE SINTEX AFFF 1%.
F – LGE Formador de Filme Aquoso Resistente a Álcool (AFFF/ARC)
Inicialmente foi desenvolvido para ser usado em hidrocarbonetos na concentração de 3% e para solventes polares na concentração de 6%. É compatível com pó químico seco e pode ser utilizado com água doce ou salgada.
Atualmente também está disponível na concentração de 3% tanto para hidrocarbonetos como para solventes polares e também na concentração de 1% para hidrocarbonetos e 3% para solventes polares, trazendo ainda mais vantagens na utilização, pois estes novos LGE’s possibilitam minimizar o estoque enquanto a capacidade de extinção é maximizada. Os LGE’s do tipo AFFF são compatívelis com pó químico seco e podem ser usados com água doce ou salgada.
Trata-se da combinação de composto de tensoativos fluorados e hidrocarbonos, polímero de alto peso molecular e solventes. Solventes polares como o álcool podem destruir espumas que não são resistentes ao álcool. O LGE Formador de Filme Aquoso Resistente a Álcool (AFFF/ARC) age formando um filme aquoso sobre o combustível de hidrocarboneto.
Quando usado com solventes polares, forma uma membrana polimérica resistente que separa a espuma dos combustíveis, e previne a destruição do colchão de espuma. As nossas mais novas formulações foram produzidas para serem usadas a 3% em ambos os grupos de combustíveis, em 1% para hidrocarbonetos e 3% para solventes polares. Com as novas fórmulas, tem-se uma maior proteção utilizando-se menor quantidade de concentrado.
Para maiores informações consultar os boletins técnicos específicos do LGE SINTEX AFFF/ARC 3% x 6%, LGE SINTEX AFFF/ARC 3% x 3% ou LGE SINTEX AFFF/ARC 1% x 3%.