O LGE Sintex A/F é uma mistura de agentes espumantes e agentes umidificantes adicionados a um solvente não-inflamável.
Não oferece risco e não é corrosivo.
O LGE Sintex A/F é comumente usado em baixas concentrações, algo entre 0,1% a 1% por volume de água. Em adição aos métodos de proporcionamento discutidos anteriormente neste guia, fazer uma pré-mistura é um método barato e simples.
Diferentemente dos LGE’s Sintex AFFF para classe B, dosagens precisas e as taxas de aplicação não são tão criticas para a performance da espuma.
Processo de extinção do fogo da espuma classe A
A espuma classe A extingue o fogo isolando o combustível, abaixando sua temperatura e eliminando o suprimento de oxigênio. O método mais comum de extinção é o uso da água para refrigeração e absorção do calor. A água é relativamente abundante, fácil de usar, e capaz de absorver grande quantidade de calor, transformando-o em vapor.
Para que a água absorva a maior quantidade de calor, é necessário que cada gota de água se transforme em vapor.
O LGE Sintex A/F suprime incêndios de classe A, através dos seguintes processos:
- ESPALHA ÁGUA SOBRE O COMBUSTÍVEL CLASSE A;
- LENTAMENTE LIBERA ÁGUA;
- ADERE A SI MESMA;
- PENETRA NO COMBUSTÍVEL.
Aplicação da espuma classe A
Espumas classe A podem ser usadas como um agente combatente do fogo, ou como barreira ao fogo.
Como um agente umidificante, a espuma classe A diminui a tensão superficial da água. A alta tensão superficial da água faz com que ela não penetre e não absorva o calor. A solução de espuma classe A contendo 0,1 a 1,0% de LGE Sintex A/F, reduz o problema, pois abaixa a tensão superficial. Isso permite que a água penetre na superfície em chamas, absorva o calor e resfrie o ambiente muito mais rápido e com menor quantidade de água.
Vantagens da espuma classe A
- Aumenta a eficiência da água;
- Reduz o tempo de combate;
- Relativamente fácil de ser preparada;
- Eficiente contra todos os tipos de incêndio classe A;
- Pode proporcionar uma barreira contra o fogo;
- Proporção e taxas de aplicação não são tão críticas quanto para as espumas classe B;
- Aumenta a umidade no material em 50%;
- Absorve 3 vezes mais calor do que a água.
As espumas classe A também podem ser usadas como barreiras contra combustíveis classe A. Nessa condição, a expansão da solução é crucial para a eficiência da espuma.
A capacidade da espuma de reter água depende muito da integridade da bolha. Se a espuma não for expandida de forma apropriada, a água será drenada rapidamente, acarretando em pouca ou nenhuma proteção contra o calor do fogo.
A aspiração apropriada da espuma classe A é freqüentemente alcançada usando o sistema de espuma com ar comprimido (CAFS). Esse sistema usa um compressor de ar para conseguir uma melhor expansão da espuma. Também se consegue um melhor alcance e uma economia de água utilizando-se do sistema de compressão móvel. Esse tipo de sistema é amplamente usado contra incêndios em florestas.
Pode-se criar uma barreira contra incêndios cobrindo uma estrutura que esteja no caminho do fogo. Isso previne que essa estrutura chegue ao ponto de pegar fogo. Essa cobertura também é capaz de prevenir que brasas transportadas pelo vento iniciem um novo incêndio. Devido à capacidade da espuma de ar comprimido (CAFS) de aderir a superfícies, mesmo que verticais, essa técnica pode ser usada para frear o incêndio cobrindo árvores e arbustos antes que o fogo chegue. Essa cobertura aumenta a umidade da área seca impedindo que o fogo se alastre.
Espumas de Alta Expansão
O LGE de alta expansão (Sintex Expandol) é uma mistura de agentes ativos com agentes espumantes do tipo detergente sintético. Esse LGE é dosado a uma taxa de 1,5% com a água. Quando usado em combinação com esguichos de alta expansão, resulta em uma espuma de qualidade melhor, com uma expansão de 500:1, mas pode ser combinada com geradores de espuma que produzem espumas com expansão desde 200:1 até 1000:1.
Sua textura é suave e uniforme e tem uma ótima fluidez, permitindo que ela supere os obstáculos com mais facilidade. Possui boa aderência, o que permite uma melhor estabilidade, e, além disso, pode ser
misturada com água doce ou salgada. Por ser um agente espumante de alta qualidade, tem um efeito penetrante muito grande em incêndios classe A. Sua característica multifuncional elimina a necessidade de estocagem de agentes umidificantes.
Como funciona
Espumas de alta expansão controlam incêndios através do resfriamento e abafamento, isolando o combustível do oxigênio. Uma rápida drenagem da espuma faz com que a maior parte da água da solução se perca deixando apenas uma fina camada de bolhas. A fórmula do LGE Sintex Expandol foi feita de forma a retardar a drenagem e produzir uma espuma mais consistente e estável.
Como é feita
A espuma de alta expansão é formada a partir de uma pequena quantidade (1,5%) de LGE Sintex Expandol em um gerador de espuma, onde água e uma imensa quantidade de ar (quase 1000 vezes a quantidade de LGE e água) são misturadas. O resultado é uma fantástica cobertura de espuma. Uma bombona de 20 litros de LGE Expandol pode produzir um pouco mais de 1000.000 de litros de espuma. Isso seria suficiente para cobrir um campo de futebol.
A temperatura da água e a qualidade do ar afetam a espuma de alta expansão. A água deve estar abaixo dos 32°C e deve-se tomar bastante cuidado para posicionar o gerador onde a fumaça e os gases de combustão não são aspirados para dentro da entrada de ar.
Se os sprinklers estiverem sendo usados na área, mais espuma será perdida. É necessário um cálculo complexo de volumes que pode ser encontrado na norma NFPA-11A. A ventilação é uma parte importante do combate a incêndios utilizando espumas de alta expansão. Deve se providenciar uma ventilação no final do espaço confinado do lado oposto ao do gerador de alta expansão. A espuma não vai fluir em espaços não ventilados. Em alguns casos, como em prédios antigos, talvez, mais de uma entrada de ar será necessária para a aplicação da espuma.