Os proporcionadores são equipamentos ou sistemas que foram criados para fazer a dosagem correta de LGE no jato de água. Existe uma grande variedade de proporcionadores disponíveis, desde modelos econômicos, como os proporcionadores tipo PL, até modelos mais sofisticados como os de pressão balanceada.
Abaixo temos uma descrição sucinta da mecânica e das capacidades dos diferentes sistemas proporcionadores:
Os proporcionadores PL são os equipamentos proporcionadores mais comuns disponíveis no mercado. Podem ser usados diretamente na mangueira ou em sistemas fixos. Eles trabalham com o princípio de Venturi. A água é introduzida, sob pressão, na entrada do proporcionador.
O proporcionador reduz o orifício pelo qual a água passa, fazendo com que a velocidade da água seja maior. Isso gera uma queda de pressão que gera uma sucção na área de coleta de LGE. Enquanto o LGE é succionado, uma válvula ou um orifício fixo faz a dosagem correta a ser proporcionada ao jato de água.
Na maioria dos casos, a válvula ou o orifício fixo pode ser regulado para dosagens de 1%, 3% ou 6%. Os proporcionadores tipo PL são equipamentos extremamente confiáveis e de peças simples, mas com algumas limitações:
Todos os proporcionadores tipo PL têm apenas uma vazão específica. O proporcionador tipo PL deve ser macoplado a um esguicho que trabalhe exatamente com a mesma vazão. Um dos problemas mais comuns está na escolha errada do esguicho a ser montado junto com o proporcionador tipo PL. Isso acarreta numa solução de espuma mais fraca ou no colapso da sucção de LGE.
Os proporcionadores tipo PL determinam sua queda de pressão a um alto custo energético. A perda entre a pressão de entrada e a pressão de saída de um proporcionador tipo PL deve ser de 35% ou mais. Para proporcionar uma pressão adequada ao esguicho, é necessária uma pressão de entrada relativamente alta.
Os proporcionadores de linha tipo PL da Mecânica Reunida operam com melhor desempenho dentro de uma faixa de pressão entre 125 e 200 psi (8,8 Kgf/cm2 a 14,0 Kgf/cm2), podendo operar com pressões mais baixas (à partir de 75 psi – 5,3 Kgf/cm2), entretanto, a vazão do sistema cai e fica praticamente impossível determinar qual vazão estará sendo fornecida para o combate ao fogo.
Contra pressão em excesso no proporcionador pode interromper a sucção de LGE. Por isso, é importante
seguir os seguintes passos:
Os proporcionadores tipo PL devem ser limpos depois de cada uso. Caso contrário, pode ocorrer obstrução na área de sucção de LGE. Caso isso ocorra, o proporcionador tipo PL não funcionará apropriadamente.
Detalhe de um proporcionador tipo PL
Chame no WhatsApp