Nesse artigo, separamos as principais dúvidas dos clientes sobre o medidor de vazão Tubo Pitot da Mecânica Reunida, sendo um dos equipamentos indispensáveis para a segurança e estabilidade de uma empresa.
A partir disso, confira quais são as respostas para as perguntas que tem ou podem surgir em algum momento.
#1 Para que serve o Tubo Pitot?
Esse dispositivo foi inventado por um engenheiro para ser usado em diferentes situações, para mensurar a pressão de um fluido, sempre em estado líquido ou gasoso.
Comumente, o Pitot é usado para medir a vazão hídrica, como em rios, canais e oleodutos. Além disso, é indispensável na aviação, medindo a velocidade e garantindo que o velocímetro funcione corretamente.
Simultaneamente, é usado na segurança contra incêndio através da realização de testes em hidrantes, para saber qual a vazão e pressão. Esses testes são os responsáveis por emitir laudos, um documento que o Corpo de Bombeiros exige para fornecer o Auto de Vistoria.
Portanto, serve para ofertar segurança e dados da pressão de um fluido.
#2 Como esse equipamento funciona?
O Tubo de Pitot funciona através de um manômetro. Esse dispositivo mensura a intensidade da pressão para saber qual a vazão relativa, bem como a pressão daquele tubo.
Conforme o que for mensurado, o tubo pode ser instalado no local que obtém o melhor resultado. Nos hidrantes, por exemplo, é instalado na saída do mesmo no na saída da mangueira acoplada.
Para sanar outras dúvidas sobre o que é ou como funciona esse equipamento, confira um post completo aqui.
#3 Quantos os testes de vazão devem ser realizados?
De forma geral, o teste de vazão deve ser realizado, no mínimo, uma vez por ano.
Após o teste, o responsável pela segurança contra incêndios/acidentes usa os dados para entender e criar um gráfico de desempenho. Esse gráfico é comparado a outros, que já foram realizados. Com isso, você sabe se a vazão está dentro do esperado ou não.
Com isso, é possível desenvolver manutenções, atuar de forma preventiva e saber quais equipamentos podem necessitar de reparos, questões referentes a perda de desempenho, consertos e mais.
Diante de quedas no desempenho ou alterações significativas, os testes devem ser realizados periodicamente, para identificar demais alterações.
#4 Qual é o esguicho usado no teste?
Uma das principais perguntas que os clientes Mecânica Reunida sobre o medidor de vazão Tubo Pitot se refere ao tipo de esguicho usado.
Dessa forma, o indicado é o jato compacto ou Kit de Testes. Este dispositivo se encaixa no equipamento para que o ar ser retirado da válvula, bem como para realizar a abertura com fluxo de fluido. Em seguida, a leitura ocorre com o fechamento da válvula.
#5 Medidor de Vazão Tubo Pitot da Mecânica Reunida: perguntas antes da medição
Caso você seja iniciante ou esteja começando na área, oferecendo os serviços de mensuração de vazão, há algumas questões valiosas a serem conversadas com seus clientes. Aqui, separamos uma seleção de 6 principais:
- Qual fluido será mensurado no processo?
- Tipo de medição a ser realizada, como a totalização da taxa?
- Em caso de líquidos que não água, qual a viscosidade?
- Quais serão as taxas mínimas e máximas de vazão para um medidor?
- Temperaturas do processo, mínimas e máximas;
- Quais os documentos que irá precisar e comparativos?
Além disso, sempre considere as unidades mássicas ou volumétricas, precisão e taxas de fluxo.
#6 Qual a aplicação desse tubo?
Esse tubo é usado nas indústrias, empresas prestadoras de serviços, bombeiros e em companhias de seguros, entre outras.
Vale destacar que o Pitot da Mecânica Reunida é fabricado em latão de alta resistência cromado e fornecido em maleta de alumínio internamente revestida de espuma reforçada.
Enfim, para saber o método de uso e características, separamos um boletim técnico prático aqui.
Inclusive, separamos principais dúvidas dos clientes sobre o medidor de vazão Tubo Pitot da Mecânica Reunida aqui. Dessa forma, você terá uma compreensão abrangente do equipamento. Porém, para fazer outras perguntas ou solicitar um orçamento, converse com um dos nossos consultores.