Nesse artigo, separamos as informações que você deve ter no momento de avaliar qual material escolher para seu equipamento de combate a incêndio.
Para isso, separamos o alumínio x bronze.
De forma geral, esses dois materiais têm maior potencial de condutividade térmica, ou seja, são capazes de reter mais calor, garantindo segurança e eficácia para o manuseio da equipe.
Então, saiba como avaliar e escolher, tire suas dúvidas e tenha os itens que precisa a disposição do seu negócio. Boa leitura!
Condutividade térmica: entenda
A princípio, traremos um conceito valioso para todos os negócios e, principalmente, quando pensamos em combate a incêndios, prevenção e segurança.
Essa propriedade é uma das mais faladas no segmento industrial.
Na prática, um metal com boa condutividade térmica é aquele que facilmente faz a troca de calor. Isso ocorre por meio do contato de moléculas, que transferem energia.
Tudo isso acontece de forma prática e rápida, sem que você precise acrescentar um intermediário no processo. Com isso, promove um equilíbrio térmico.
Uma maneira de entender como esse processo acontece é considerar que você tem 2 recipientes: um deles cheio de gelo e outro com água quente. Quando derruba o gelo na água quente, acontece a troca de calor até chegar a um equilíbrio molecular.
Entretanto, os condutores térmicos diferem dos isolantes.
Isolantes térmicos é aquele que impede que o calor saia, ou seja, não ocorre a troca de calor. Por exemplo, quando usamos uma roupa de moletom ou lã, esse tecido impede que o ambiente altere a temperatura corporal.
Para começar a conhecer os melhores produtos de combate a incêndio com materiais de altíssima qualidade, confira o catálogo Mecânica Reunida.
Alumínio x Bronze no cotidiano
Saber qual material escolher para seu equipamento de combate a incêndio traz os metais condutores usados no cotidiano, bem como peças industriais.
Justamente por isso, são metais usados em moedas e medalha, panelas, caldeiras, fiação, válvulas, armas de fogo, joias e arames.
Simultaneamente, são metais encontrados em instrumentos médicos, equipamentos de combate a incêndio e na indústria automotiva, como nos radiadores, etc.
Qual material escolher para seu equipamento de combate a incêndio: alumínio x bronze
Ao conhecer a condutividade térmica, o alumínio e o bronze se destacam como os principais metais usados em equipamentos de combate a incêndio. Afinal, são metais de altamente condutores e essenciais para situações em que a temperatura é excessivamente alta.
Imagine, por exemplo, que quando um local tem um foco de incêndio, a temperatura ali sobe rapidamente e os equipamentos usados para combater a situação devem suportar aquela condição.
Claro que existem condições em que essa condutividade pode ser inferior, como a confecção de peças automotivas. Isso por ser uma situação de calor baixo a médio.
Cientificamente, o cobre é melhor que a prata, com uma condutividade de 398W/(m.K). Ao mesmo tempo, é um material mais caro que outros do mercado, o que costuma ser uma vantagem para as indústrias.
Já o alumínio tem uma condutividade térmica de 226W/(m.K). Em comparação, o alumínio costuma ser mais barato que o bronze. Mas o valor de mercado varia conforme região, tratamento e outras especificações.
Aqui na Mecânica Reunida, todos os equipamentos de combate a incêndio são confeccionados pensando na usabilidade e segurança. Assim, você tem acesso as ferramentas mais eficazes para agir e reagir em conformidade com as normas vigentes.
Cabe destacar que há o chamado bronze alumínio no mercado, um material focado na resistência a corrosão. Entretanto, é mais utilizado em medalhas e equipamentos usados no mar, já que são mais resistentes a erosão da água salgada.
Em plataformas de petróleo, por exemplo, há diversos maquinários que possuem essa composição. Por a camada de alumínio garantir uma barreira de proteção ao cobre.
Enfim, para saber mais sobre o tema, tirar suas dúvidas, realizar orçamentos ou conhecer nossa empresa, acesse a aba Notícias Mecânica Reunida.