Se você está organizando o seu negócio, treinando a equipe de combate a incêndio e mais, é indispensável entender qual mecanismo escolher para o seu canhão monitor: alavanca ou volante.
Aqui é importante destacar que esse equipamento é usado para controle usar uma grande quantidade de água e garantir uma boa distância do foco de risco.
Boa leitura!
Canhão Monitor: conheça o equipamento
O canhão monitor é um equipamento indispensável para o combate a incêndios em que é preciso manter distância e usar grandes vertentes de água.
Simultaneamente, é um item usado com um esguicho, aplicado para garantir a vazão adequada e a pressão específica para aquela situação.
Isso quer dizer que o equipamento só é eficaz se usado adequadamente, evitando que a operação seja comprometida por uma vazão baixa.
Em síntese, são equipamentos de maior alcance e vazão, sem a exigência de uma grande equipe e com variações de litros por minuto.
Fixo x Portátil
Os canhões fixos são aqueles que ficam instalados em pontos específicos, geralmente, próximos de locais em que há um risco de incêndio.
Dessa maneira, garante uma resposta rápida da equipe ou brigada.
Junto do canhão, é instalada a válvula de controle, facilitando o controle de vazão. Cabe destacar que os pontos de instalação devem ser avaliados por especialistas.
Por outro lado, o canhão monitor portátil é aquele posicionado, que não ficam presos a um local, e facilmente conectado em locais de alimentação com água. Como hidrantes.
Esse equipamento traz a vantagem de portabilidade, sendo mais flexível que o fixo. Entretanto, exige um tempo de “preparo” para ser usado.
Os canhões portáteis devem ser usados em uma angulação horizontal. Caso contrário, o equipamento pode ser deslocado pela força da água. Sendo assim, é importante garantir que o canhão fique ancorado.
Qual mecanismo escolher para seu canhão monitor: alavanca ou volante?
Os clientes Mecânica Reunida, frequentemente, chegam com dúvidas até nossos consultores sobre os tipos ideais de equipamentos para cada situação ou usabilidade.
Quando falamos em um canhão de operação manual, por exemplo, nos referimos aqueles que depende da brigada/ação humana para o controle de vazão. Em outras palavras, o “volante” é o controle mais usado, para facilitar esse manuseio.
Esse tipo de equipamento, geralmente, possui uma trava de segurança para evitar o deslocamento do equipamento.
Em contraponto, o canhão auto oscilante tem um dispositivo em que a água promove um movimento de oscilação. Com isso, atinge uma área maior. Por exemplo, é comum em pátios, como estoques.
Pensando em qual mecanismo escolher para seu canhão monitor, alavanca ou volante, separamos dois equipamentos de destaque da empresa, confira as especificações:
Recomendado para combater incêndios a uma longa distância ou para uso de espuma, esse canhão utiliza esguichos reguláveis, MR 504, e esguichos de água/espuma, MR 508.
O equipamento tem o corpo, coletor e base de alumínio, facilmente transportado para ser usado na rede de hidrante, usado vertical ou horizontalmente e mais.
Logo, o volante de controle facilita o manuseio. Caso tenha interesse em conhecer as especificações, confira o Boletim Técnico.
O canhão com alavanca da Mecânica Reunida possibilita um giro livre de 360º no movimento horizontal. Ou seja, facilita um travamento sempre que necessário, em qualquer posição.
Além disso, você, equipe ou responsável opera verticalmente de – 60º (para baixo) e + 90º (para cima). O equipamento é fabricado em alumínio, com a base sendo em alumínio ou bronze.
Vale destacar que a alavanca traz algumas vantagens importantes no uso. Como maior agilidade no acionamento do movimento vertical quando comparado ao volante.
Da mesma forma, esse equipamento tem um preço até 35% menor e a manutenção é mais simples, sem comprometimento da segurança e uso.
Aproveite para aumentar a sua renda emitindo laudos de segurança para sistemas de combate a incêndio com a Linha de Produtos Mecânica Reunida. Assim, você confere orçamentos exclusivos, pensados para elevar a segurança dos espaços, fortalecer marcas e facilitar a sua atuação enquanto profissional.